Residência Pedagógica
Programa Residência Pedagógica UNILAB

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA UNILAB REALIZA SEU II SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS

Data de publicação  10/09/2019, 08:03
Postagem Atualizada há 6 anos
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Nos dias 29 e 30 de agosto, foi realizado no Campus das Auroras (Redenção – Ceará) o II Seminário de apresentação de resultados do Programa Residência Pedagógica da Unilab, que objetivou apresentar à comunidade os frutos das atividades desenvolvidas no contexto das Escolas de Educação Básica dos municípios de Acarape, Redenção, Aracoiaba e Guaiuba que fazem parte dos subprojetos de Biologia e Química; Física e Matemática; História; Língua Portuguesa; Pedagogia e Sociologia.

Prestigiaram a programação estudantes dos cursos de Licenciatura vinculados ao Programa, Professores da rede pública de ensino que atuam como preceptores e gestores escolares; Professores da Unilab que atuam na direção de institutos, nas coordenações institucional e de área do Programa Residência Pedagógica; estudantes da educação básica e, ainda, representantes da 8ª Coordenadoria Regional de Ensino – 8ª CREDE.

O Projeto Institucional que orienta as ações do conjunto de Subprojetos do Programa Residência Pedagógica na Unilab tem como objetivo geral Fortalecer a articulação entre a teoria e a prática na formação inicial de professores, através do diálogo permanente entre universidade e escolas de educação básica, pautado na problematização da realidade, na análise crítica dos desafios presentes nos processos de ensinar e aprender e na construção de conhecimentos sobre a docência, com especial olhar para presença da diversidade presente práticas sociais, expressa nas mais diferentes formas.

A estudante cabo-verdiana, Vanusa Tavares ressaltou a importância das atividades desenvolvidas pelo Subprojeto de Pedagogia para o fortalecimento da Lei 10.639 no contexto das escolas de educação básica, tendo em vista a possibilidade de diálogos sobre a educação para as relações etnicorraciais e a vivência de práticas educativas pautadas na perspectiva afrocentrada que caracteriza o curso de Pedagogia da Unilab.

 A estudante brasileira, Karla Bianca Xavier, que encerra sua participação no projeto, lembra dos contributos do curso de licenciatura e das vivências do subprojeto para sua formação como professora de Física que, em breve, assumirá a docência na rede estadual de ensino, em decorrência de sua aprovação no último concurso público realizado no estado do Ceará.

A coordenadora do Subprojeto Língua Portuguesa, professora Camila Peixoto, destacou o movimento rico construído entre escola e universidade na elaboração de propostas pedagógicas que, articulando teoria e prática, permitem aos estudantes dos cursos de licenciatura vivenciarem a experiência de realização das transposições didáticas, que são tão desafiadoras no contexto da formação inicial.

A professora Silvanira Silva, gestora da Escola Estadual de Ensino Médio Camilo Brasiliense que fica localizada em Antônio Diogo (Redenção – Ceará), destacou a importância do subprojeto Biologia-Química no contexto da escola, ressaltando ações diversas, desenvolvidas no contexto da sala de aula e junto à comunidade escolar, que resultaram em ganhos qualitativos para a escola, sobretudo no que diz respeito à aprendizagem dos conteúdos relacionados a estas áreas de conhecimento.

A professora Valdélia Freitas, que atua como preceptora do Subprojeto História na Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Antônio Crisóstomo do Vale, ressaltou que, como egressa da Unilab, fica feliz em ver a Universidade estabelecendo uma relação de colaboração com as escolas que permite fortalecer tanto a formação inicial dos futuros professores, quanto a formação contínua dos que já exercem a profissão.

O conjunto de atividades relatadas pelo Subprojeto de Sociologia, coordenado pela professora Joana Rower, apontou a parceria importante estabelecida com as escolas de ensino médio para valorização desta área do conhecimento no processo formativo dos estudantes, no qual se destaca a perspectiva crítica e dialógica de construção do conhecimento, tão necessária à compreensão das relações que cada um estabelece consigo, com o outro e com a totalidade.

O professor Diogo Batista, que representou a 8ª CREDE, destacou a importância do Programa Residência Pedagógica como elemento que permite a articulação entre a Universidade e as Escolas da Região do Maciço de Baturité, reafirmando o compromisso do governo do estado do Ceará com o desenvolvimento de ações de parceria que proporcionem a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Destacou, ainda, a importância estratégica da Unilab para o desenvolvimento da região.

A coordenadora institucional do Programa, professora Elisangela André, por ocasião do encerramento do evento, mencionou os inúmeros desafios vividos pelas coordenações de área, preceptores e residentes no processo de construção cotidiana do projeto, destacando a importância do compromisso estabelecido pelo coletivo que abraçou com responsabilidade cada ação proposta, resultando em um movimento de muitas aprendizagens sobre a docência e seu exercício. Destacou, ainda, a importância dos vínculos estabelecidos com a gestão das escolas, que tem apoiado incondicionalmente as equipes de trabalho e potencializado as ações por elas desenvolvidas. O caminho tem se feito caminhando, de mãos dadas, na perspectiva de que todos juntos fazem sempre um melhor trabalho.

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